terça-feira, 22 de novembro de 2011

O futuro da crise no setor jornalístico

Não constumo postar conteúdos tão longos em meu blog, mas pela relevância do assunto, resolvi reproduzir na integra o futuro da crise no setor jornalístico, tratado no site da Tribuna do Norte.>>segue matéria>>

A crise no setor jornalístico é única. Não se trata de uma crise em que a continuidade ou não da atividade está em jogo, mas da necessidade de encontrar e implantar transformações para a indústria jornalística. Esta foi a conclusão das quatro primeiras palestras no primeiro dia do Seminário Internacional de Jornais, promovido pela International Newsmedia Marketing Association (INMA) em São Paulo. O encontro prossegue hoje com mais seis apresentações envolvendo representantes de jornais da América Latina, Estados Unidos e Europa.
A segunda conclusão a que se pode chegar, a partir das informações dos palestrantes, é que o estágio do processo de transformação que se impõe a indústria jornalistica é diferente em cada parte do mundo. No Brasil, com base em dados de pesquisa recente, o vice-presidente da INMA, Marcelo Benez, disse que a questão atual diz respeito a como os grupos e empresas que lidavam apenas com jornalismo impresso adaptarão conteúdo às novas plataformas. "O jornalismo impresso precisa adaptar a oferta de conteúdo às novas necessidades do público. Esta adaptação passa pelo atendimento ao leitor em vários níveis de disponibilidade de tempo, do metrô ao escritório. Precisa-se oferecer conteúdos em várias plataformas".

Anette Novak, editora chefe do Norran, jornal do norte da Suécia, reforçou a impressão de que esses desafios oferecem mais oportunidades que ameaças. Para ela, a questão resume-se ao entendimento que os jornais deverão ter da revolução cultural representada pela geração Y, a geração nascida sobre o signo da era digital e que está crescendo conectada à internet. "Não adianta tentar alcançar a geração Y seguindo o dinheiro. É preciso seguir os corações, tentar ver as coisas de forma diferente como a própria geração Y está vendo o mundo".

"Seguir o coração" dos leitores, segundo Anette, implica repensar conceitos até então objetivos para a indústria jornalística. Um deles é que a notícia não é mais o único produto dos jornais. Outro é que os conteúdos jornalísticos não são mais entregues aos leitores de uma região geográfica definida e limitada. Notícias são como commodities e o conceito de circulação e conteúdo mudou com as redes sociais.

O segredo, incrementado por Annete no jornal Norran, é aproximar-se da comunidade do mercado de consumidores. "Precisamos oferecer segurança, apoio e valorização local. Não podemos ser apenas fornecedores de notícia. É preciso abrir-se para a comunidade". Nesta abertura, segundo ela, as gerações não perderão o seu papel. Esta abertura não implica necessariamente que os leitores entram no jornal, decidem e escrevem as notícias. Eles entram para ajudar e participar."É uma parceria, não uma transferência de tarefas ou responsabilidades que cabem aos jornalistas", disse Annete.

"É hora de reinventar a produção"

Os três outros palestrantes da tarde de ontem no seminário seguiram a mesma linha de raciocínio de que os jornais precisam mudar. O diretor executivo e CEO do INMA, Earl J. Wilkinson defendeu a reinvenção do meio jornal e disse não acreditar que o jornal impresso esteja no fim. "É hora de reinventar a produção". Segundo dados apresentados por Earl J. Wilkinsion, o jornalismo impresso atravessa diferentes momentos em várias partes do mundo. Mas há algo comum em todos os lugares: "o conceito de jornal ainda é importante, ainda tem força junto ao público".

Na Índia, o jornalismo impresso lidera e ainda experimentará uma fase de crescimento pelos próximos 50 anos. Nos Estados Unidos, os índices de circulação de impresso vêm caindo, enquanto no Brasil, segundo pesquisa Datafolha, os índices cresceram em torno de 14% de 2010 para 2011. Para ele, a chave da transformação na indústria jornalística está na mudança cultural.

Dos Estados Unidos, Ethan Selver, diretor de contas prioritárias do Washington Post, mostrou como num título tradicional e com um alto conceito junto ao público de jornal impresso pode agregar outras plataformas para transmitir conteúdo e realizar negócios. Edson Aram, diretor de redação da Playboy, completou o ciclo de palestras mostrando os desafios que a maior revista masculina em circulação no Brasil vem enfrentando. A Playboy sofre, segundo ele, com a perda de leitores para a internet, mas isso se deve mais à ação de piratas/hackers de que a concorrência entre plataforma digital e impresso. Edson Aram tem mais dúvidas do que resposta para o desafio que se apresenta à indústria jornalística, mas não duvida que as soluções virão.

Fonte: Tribuna do Norte

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