Uma enquete feita para o livro “The Global Journalist 2″, que será lançado ainda este ano, apontou que 51,2% dos jornalistas brasileiros são blogueiros. A enquete tabulou respostas de 624 profissionais de jornais, revistas, rádios, TVs, assessorias de imprensa e órgãos públicos. O estudo foi conduzido pela jornalista brasileira e professora associada da California State University de Long Beach (EUA) Heloiza Herscovitz.
O resultado aponta que 67,6% dos jornalistas usam algum tipo de sistema de mensagens instantâneas e 65,1% mantêm perfis em redes sociais como Facebook e Orkut.Mesmo com a popularidade do Twitter, o estudo mostrou que muitos jornalistas brasileiros ainda não adotaram o microblog, que é usado por 46,2% dos profissionais. Apenas 17,5% disseram já ter assistido a webcasts ou a vídeos online, e somente 10,5% usam programas para analisar dados, como o Excel.
Abaixo os resultados da enquete
Jornalistas Brasileiros no Século 21, visões sobre a profissão
Amigos e Colegas,
Finalmente divulgo alguns resultados gerais de minha enquete com 624 jornalistas de todo o Brasil feita em 2009. Desculpem o atraso. O estudo será publicado este ano no livro The Global Journalist, editado pelo veterano pesquisador David Weaver. Aqui vai um resumo de alguns dados que fazem parte do capítulo sobre o Brasil. O conteúdo da pesquisa também será apresentado em Julho de 2010 na conferência da Association for Media and Communication Research – IAMCR – em Braga, Portugal (http://iamcr.org/congress/braga-2010).
Nenhum comentário:
Postar um comentário