quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os Brasileiros gostam de cultura?

os dados divulgados hoje pelo instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA/ mostram que 71% dos entrevistados consideram Os preços altos como principal fator para não usufruir dos bens culturais. a barreira social imposta pelo perfil do público, e a distancia dos pontos culturais tambem foram apresentados durante a consulta popular.outro fator apresentado foi a falta de tempo da população, mesmo assim a pesquisa mostrou que caso dispusessem de mais tempo não optariam por atividades culturais.


Se tivessem mais tempo, os entrevistados disseram que procurariam,em primeiro lugar, fazer cursos (33,3%), seguido de práticas esportivas (16,1%); não fazer nada (15,1%); cuidar dos filhos, da família e da casa (13%). A realização de atividades mais próximas das práticas culturais como estudar, pesquisar e ler foi indicado por apenas 9,9% dos entrevistados; e freqüentar espaços culturais e de lazer, por 7,7%. Por fim, a opção de praticar atividades artísticas foi apontada por 3,6%.


Hoje, a maioria dos brasileiros tem como atividade cultural assistir televisão. São 78% os que afirmaram assistir televisão ou DVD todos os dias. Música é outra prática disseminada: 58,8% afirmaram que a frequência da prática é diária, e outros 25,5% ouvem rádio/música pelo menos uma vez por mês. A frequência é menor para teatro, circo e shows: 59,2% disseram nunca ir e 25,6% afirmaram ir raramente. Apenas 4,2% visitam museus e centros culturais pelo menos uma vez por mês.


O Ipea analisou dados sobre a organização urbana para a prática cultural, com a percepção sobre os espaços verdes, equipamentos culturais e esportivos, comércio e locais de encontro; as disposições culturais para o uso do tempo, com dados sobre o que a população gostaria de fazer no tempo livre; a oferta cultural, com a percepção sobre preço, distância, horários, interesse e público; e a frequência com que a população tem práticas culturais, com a divisão por tipo de atividade. A pesquisa foi feita presencialmente, com visitas aos domicílios. Foram ouvidos 2.770 brasileiros em todos os Estados do país.


FONTE: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/11/17/brasileiro-se-sente-distante-de-oferta-cultural-diz-ipea.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário