sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Natal sem Natal

Artistas indignado com o Cancelamento do Auto do Natal em Natal

O mês de dezembro não começou bem para os artistas de Natal. A maré ruim veio com a noticia dada pela Prefeitura do Natal que anunciou ontem(01.12) o cancelamento do tradicional espetáculo Auto de Natal, que fazia parte da programação do Natal em Natal há doze anos.

A notícia, que já circulava desde a noite de quarta-feira, 30, pelas redes sociais, frustrou várias pessoas, principalmente os 68 intérpretes do espetáculo, que já estavam ensaiando há mais de 15 dias. Mesmo alegando insuficiência financeira para o cancelamento do Auto, a Prefeitura diz que a nova programação do Natal em Natal terá maior abrangência este ano na cidade

O presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Roberto Lima, disse que "o Auto do Natal era um evento restrito e muito caro, além de que não contemplava toda a população. "Com o dinheiro que a gente gastaria no Auto de Natal iremos cobrir a cidade todinha, já o Auto só iria contemplar a Ribeira",

Em entrevista ao Nominuto.com o produtor cultural Zé Dias fez duras críticas à não realização do espetáculo. “Eu lamento. A prefeita esteve recentemente com a presidenta Dilma e não conseguiu viabilizar os recursos junto ao Ministério do Turismo, isto é uma prova de incompetência por parte desta mulher”, diz o produtor.

Zé Dias também informou que com a não realização do evento a capital irá perder parte do potencial turístico que sempre acontece neste fim de ano. “é um absurdo, uma incompetência por parte desta prefeita. Precisa-se de investimento maior na questão de recursos, pois Natal necessita de um evento deste porte, assim perdemos uma oportunidade de fazer um grande trabalho”.

O produtor também contou que desde administrações passadas que a questão cultural não tem muita visibilidade, porém na atual administração ele disse que o problema é falta de compromisso.

A Causa do problema
Como nas demais edições, a Prefeitura do Natal tentou esse ano conseguir apoio financeiro junto ao Ministério da Cultura para a realização do Auto de Natal. Este ano, porém, a Funcarte não obteve êxito em função da existência de algumas pendências referentes à reforma da Fundação. Segundo o presidente Roberto Lima, estavam pendentes inclusive documentos de prestação de contas referentes à reforma, que ocorreu na gestão passada. Ele diz ainda que, para o próximo ano, o Auto de Natal já tem R$ 1,1 milhão, oriundos do Ministério da Cultura.

fonte: www.maisparnamirim.com.br/diário de natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário