sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Trotes telefônicos continua sendo uma constante

Das cerca de oito mil ligações recebidas diariamente pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), 85% delas são trotes. O percentual corresponde a 6.800 chamadas que ocupam, desnecessariamente, os dezesseis policiais militares que trabalham no Centro como tele-atendentes a cada turno. Do total de discagens, menos de 5% - cerca de 300 chamadas - são de ocorrências que realmente precisam da ação da PM. Desde 1940, ano no qual o então presidente Getúlio Vargas sancionou o Código Penal Brasileiro, a prática do trote é considerada crime.

Em Natal e região metropolitana, de acordo com levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal do Ciosp, quase todos os trotes são passados por crianças em horário escolar.

No estudo, realizado entre janeiro e maio deste ano, foi constatado que as crianças oriundas de zonas menos favorecidas e com mais tempo livre, são as mais suscetíveis a este tipo de "passatempo". "Muitas crianças fazem este tipo de coisa porque acham divertido, é como uma brincadeira para eles. Na verdade, é um problema.
O trote, de acordo com o Código Penal Brasileiro, pode resultar em reclusão de um a três anos e/ou multa. No Rio Grande do Norte, duas pessoas já foram presas por não terem seguido as orientações policiais de parar com as ligações desnecessárias. Para chegar a estas pessoas, o Ciosp monitora todas as ligações e dispõe do registro minuto a minuto de tudo o que foi conversado durante o chamado.
O trote que nos prejudica é aquele no qual o autor dribla nossa segurança e nos convence. Daí deslocamos uma viatura ou mais com diversos policiais e quando chegamos no local, não passa de uma informação falsa", analisou.


Diariamente, vidas são salvas por telefone

No Ciosp, além dos dezesseis policiais que realizam o tele-atendimento em cada turno, sempre está disponível um bombeiro especialista em prestar assistência via telefone. Somente neste ano, 36 pessoas que iriam cometer suicídio pulando da Ponte Newton Navarro, foram impedidas através da ação de policiais militares coordenados pelo Setor de Monitoramento do Ciosp. Através de câmeras posicionadas em pontos-chaves da capital eles monitoram tudo o que ocorre nos locais considerados perigosos.

fonte: mhttp://tribunadonorte.com.br/noticia/trotes-representam-85-das-ligacoes-para-a-pm/194456

Nenhum comentário:

Postar um comentário